II Fórum de Pós-graduação Einstein: pesquisa para a vida

Eixo Inovação e Empreendedorismo

Inscreva-se

24 e 25 de junho de 2022

HISTÓRIAS INSPIRADORAS: PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PODEM SER INOVAÇÃO

O crescimento exponencial de dados, informações e necessidades de recursos tecnológicos associados a uma população cada vez mais informada e exigente têm tornado a prática profissional cada vez mais desafiadora. A literatura médica e medicina baseada em evidências nos ajuda a utilizar de experiências vividas por outros pares e também de resultados oriundos de estudos para nortear nossa prática clínica.

Novos estudos são pensados e desenhados com o objetivo de tentar responder dúvidas e dificuldades enfrentadas em nosso dia-dia e nos ajudar seja na investigação diagnóstica ou na tomada de decisão. Novos “aplicativos” e “startups” são desenvolvidas com o objetivo de superar barreiras e dificuldades enfrentadas no dia-dia na aplicação e disseminação do conhecimento e na otimização recursos, serviços e acesso a tecnologias. Novas oportunidades trazidas pelo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como por editais de fomento de P&D e de pesquisa de tradução tem estimulado uma crescente aproximação entre universidades, centros de pesquisa, hospitais e empresas. Com esta mudança de paradigma, cientistas têm descoberto que, na medida em que a Ciência e o mercado dialogam, os resultados de suas descobertas propiciam desenvolvimento tecnológico e econômico, trazendo soluções inovadoras para problemas reais e urgentes da sociedade.

A pós graduação “stricto sensu” tem o papel de formar profissionais capacitados em desenvolver projetos com metodologia adequada e disseminar informação de qualidade para a comunidade científica e profissionais na área com o objetivo de aprimorar o exercício da profissão. Mas para o século 21 a pós graduação deve ir além disso e fornecer base de inovação e empreendedorismo aos seus alunos.

Esta sessão do simpósio se destina a apresentar casos de sucesso que comprovam que a pesquisa científica pode levar à inovação e vice-versa, estimulando o diálogo sobre o tema e sua importância.

Mirscience Therapeutics

Desenvolve moléculas que promove o aumento e melhora da massa muscular e tem como foco o tratamento das doenças musculares que causam atrofia e fragilidade em idosos.

Os pós-graduandos no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) William José da Silva e Lucas Ariel Rocha descobriram em laboratório uma molécula baseada em microRNAs – capaz de interferir na expressão de genes-alvo – que promove o aumento da massa e a regeneração musculares em camundongos. Os pesquisadores viram na descoberta uma oportunidade de negócio. Para concretizá-la fundaram uma startup, a miRScience Therapeutics, e submeteram um projeto a uma chamada do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) para avaliar a viabilidade tecnológica e comercial da molécula para o tratamento de doenças e síndromes que envolvem a perda de massa muscular.

SAIBA MAIS

Hoobox– Neonpass

A primeira plataforma especializada em pre-check in à distância de pacientes com verificação de elegibilidade de documentos para automatizar admissão em hospitais, cirurgias e vacinação. A tecnologia pode evitar atrasos e aglomerações, garantindo a melhor experiência e gestão na jornada do paciente. SADIAX: utilizando visão computacional, gerencia comportamentos de risco de pacientes para evitar quedas, lesões físicas e gastos desnecessários em leitos hospitalares. Paulo Gurgel Pinheiro (CEO) — reconhecido como Intel® Top Software Innovator por três anos consecutivos, realizou Doutorado em Ciência da Computação e Robótica pela UNICAMP – Universidade de Campinas.

SAIBA MAIS

Onkos

A empresa possui produtos baseados em expressão gênica: o mir-THYpe® é um classificador molecular baseado em microRNA para nódulos tireoidianos com citologia indeterminada e que já promoveu uma redução significativa em mais de 70% das cirurgias desnecessárias da tireoide; o TOT-Teste de Origem Tumoral, é um classificador molecular baseado em mRNA para cânceres metastáticos com sítio primário desconhecido. Marcos Santos, fundador, é doutor em genética humana e biologia molecular pela UNICAMP e pela Universidade Clínica de Colônia (Alemanha), é ex-pesquisador do setor de P&D do Grupo Fleury, ex-diretor científico sênior global da Diaceutics e pesquisador visitante no Hospital de Câncer de Barretos.

SAIBA MAIS

Glic

Uma plataforma web/mobile que conecta médicos, nutricionistas e pacientes para facilitar o tratamento de diabetes a partir das prescrições com acompanhamento à distância. Entre as funcionalidades estão: prontuário eletrônico para monitoramento dos pacientes, relátórios detalhados do tratamento, alterações da prescrição, contagem de carboidratos e demais nutrientes, lembrete de medicamentos e cálculo de dose de insulina. Karla Melo (diretora médica) — PhD. em endocrinologia pela FMUSP – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é coordenadora de saúde pública da Sociedade Brasileira de Diabetes e médica colaboradora do HCFMUSP – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

SAIBA MAIS

Radsquare

Equipamento de aferição de dados vitais sem contato, através da análise de imagens multi-espectrais. Kelvin+ : plataforma de avaliação física por imagens térmicas com foco em monitoramento e prevenção. Idade Óssea: plataforma de auxílio diagnóstico de idade óssea através da análise computadorizada de raio-X da mão, desenvolvido juntamente com o Hospital Israelita Albert Einstein. Projetos de IA: outsourcing de projetos de Inteligência Artificial para auxílio diagnóstico. Jhonata Emerick é candidato à PhD, e tem desenvolvido projeto, o qual se resultado positivo será incorporado na empresa.

SAIBA MAIS

Vigilantes
do sono

Um programa digital (aplicativo) que ajuda as pessoas a melhorarem o sono e a curarem a insônia por meio da mudança de hábitos. A pessoa é conduzida num Programa de Terapia Cognitivo Comportamental para insônia por uma inteligência artificial, a Sônia. No programa a pessoa aprende técnicas para dormir melhor, monitorar o sono e os hábitos do usuário e trocar experiência com outros usuários. A startup tem também uma plataforma web para profissionais de saúde acompanharem seus pacientes, onde eles podem monitorar a evolução e o engajamento.

SAIBA MAIS

Entelai PIC

Uma ferramenta de IA – Inteligência Artificial para análises automatizadas, que auxilia os radiologistas e outros especialistas a reduzir o tempo de leitura e aumentar a exatidão das análises de imagens. Maurício Fares (cofundador e CEO) é neurologista com doutorado em saúde pública na Harvard University. Diego Fernandes (cofundador e CTO) é pesquisador na área de IA e ganhou vários prêmios da IBM, Google e Microsoft.

SAIBA MAIS

Skinzymes

Uma empresa de P&D de ativos cosméticos de alta performance com tecnologia inovadora de drug delivery. Oferece soluções sustentáveis, avançadas e exclusivas para o setor cosmético. Patricia Pereira Adriani uma das sócias fez doutorado pela USP e licenciou o produto de seu doutorado para formar a empresa.

SAIBA MAIS

Egressos do programa de Pós-graduação

O Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde promove um ambiente de inovação e empreendedorismo, do qual os alunos são convidados a participar, sendo estimulados a pensar de forma original e inovadora. Propiciamos formação sob novos paradigmas e esperamos que os alunos tenham melhor entendimento teórico e prático dos temas no contexto da área da saúde e desenvolvam habilidades que permitam a sua atuação em atividades intra-empreendedoras ou empreendedoras.

Vídeos de alunos que desenvolveram seu projeto de doutorado à luz da inovação:

Cássia Coelhoso. Projeto de pesquisa: “APLICATIVO FLORESCER: Avaliação da eficácia de um aplicativo de Bem-Estar para dispositivos móveis”.

Luciana Lopes Manfredini. Projeto de pesquisa: “Construção e validação da escola de triagem e classificação de risco para pacientes Onco – Hematológicos”.